Israel Braglia, Prof. Dr.

É professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC] no curso de design e design de produto pelo departamento de expressão gráfica [EGR/CCE/UFSC]. Está à frente do grupo de Pesquisa LEMME: Gestão Visual e Inovação Digital vinculado ao Hiperlab. É coordenador do curso EaD em Marketing Digital UFSC e é consultor de marketing e design atuando através do LEMME/UFSC e do SEBRAE/SC. Possui os títulos de doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento na linha de pesquisa Mídias do Conhecimento e de mestre em Design na linha de pesquisa Hipermídia aplicada ao Design pelo Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica pela mesma instituição. É bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina [UDESC] além de ser bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Filadélfia [FATEFI]. Foi professor de Design Gráfico na UDESC e na Fean - Faculdade Energia. Foi designer instrucional no SENAI/SC. Já ministrou disciplinas em alguns cursos de pós-graduação em diferentes instituições. Suas áreas de atuação e pesquisa abrangem ensino do design, design para a EAD, design instrucional, layout, diagramação editorial, avaliação de interface, produção gráfica, processos criativos, inovação digital e teologia. Possui 6 livros publicados.

ORIENTANDOS

PROJETOS

Design de Conteúdo frente a gestão 4.0

O objetivo do projeto é compreender o cenário referente ao design de conteúdo no cerne da gestão 4.0 e assim projetar estratégias e produtos de posicionamento por conteúdo, marketing de conteúdo, texto dirigido, funil de design de conteúdo para marketing e vendas, hierarquia de conteúdo, copywriting, storytelling e content marketing.

Curso de Formação em Marketing Digital 3.0

Curso de Formação em Marketing Digital, junto a Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tem como objetivos específicos:

  • Capacitar o aluno do curso com noções básicas de Design de Interação.
  • Explicar Marketing e Vendas em ambientes digitais online.
  • Abordar o E-commerce e suas vertentes.
  • Mensurar o Comportamento do Consumidor e a mudança no processo de compra.

 

Projeto de Ação de Extensão

Início: 12/08/2019
Término: 31/07/2020

PROJETOS CONCLUÍDOS

PUBLICAÇÕES

Livros publicados (pertinentes a área de design e comunicação):

Braglia, Israel de Alcântara; TEIXEIRA, J. M.
Fotografia Digital: Um guia prático. Florianópolis: Editora da UFSC, 2018, v.1. p.92.

 

BRAGLIA, Israel de Alcântara. Guia básico de produção gráfica para estudantes de design. 1. ed. Florianópolis: O Verbo Acadêmico, 2016. v. 1. 201p .

 

BRAGLIA, Israel de Alcântara; GONÇALVES, Berenice ; PEREIRA, Alice T. Cybis. .
Design para EAD: a relação entre o gráfico e o instrucional. 1. ed. Florianópolis: CCE UFSC, 2014. v. 1. 100p.

 

Artigos publicados em anais de eventos:

WERNKE, DÉBORA V.; BECKER, CAROLINE M.; TEIXEIRA, JÚLIO M.; BRAGLIA, ISRAEL A.
Ensaio de modelo para promover o fluxo ágil em consultorias de Design de Interfaces In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte.
Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. v.1. p.404 – 411

 

BENEDET, GIULIANO V.; VIOLA, HELOUÍSE H. G.; BRAGLIA, ISRAEL A.; TEIXEIRA, JÚLIO M.
LEMMEX: uma abordagem ágil para análise de interfaces na empresa Visto Sistema In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte.
Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. v.1. p.1945 – 1956

 

TEIXEIRA, JÚLIO M.; HENRIQUE, CAROLINE D.; BRAGLIA, ISRAEL A.; GONÇALVES, BERENICE S.
Proposta de fluxograma para design de interfaces digitais: um exemplo prático de como transformar informações de projeto em requisitos de função e conteúdo In: 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018, Joinville.
Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. p.2567

 

BRAGLIA, Israel de Alcântara; TEIXEIRA, J. M. ; HENRIQUE, C. D. . Proposta de fluxograma para interfaces digitais: um exemplo prático de como transformar informações de projeto em requisitos de função e conteúdo. In: 13º Congresso de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2018, Joinvile. Anais do 13º Congresso de Pesquisa & Desenvolvimento em Design:, 2018.

 

ESMERALDINO, PRISCILA ; BRAGLIA, ISRAEL . A ELABORAÇÃO DO DESIGN DE INTERFACE DA HOMEPAGE PARA O NOVO WEBSITE DO SISTEMA TELESSAÚDE. In: 16° Ergodesign Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica, 2017, Santa Catarina. Blucher Design Proceedings, 2017. p. 2199.

 

BRAGLIA, Israel de Alcântara. BRANDING PARA POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO: A ANÁLISE GRÁFICA DA CERVEJARIA EISENBAHN. In: II Seminário de Comunicação e Organização da Marca – SICOM, 2014, Florianópolis. Anais do II Seminário de Comunicação e Organização da Marca – SICOM, 2014.

 

Artigos publicados em periódicos:

SOUSA, R. P. L. ; BRAGLIA, Israel de Alcântar ; ROSUMEK, G. B. . Marcas gráficas: evolução estética e sensorialidade. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 20, p. 01, 2016.

WERLE, D. R. ; AFONSO, R. B. ; BRAGLIA, Israel de Alcântara . Redesenhando a experiência do guia de programação da Sky. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 20, p. 01, 2016.

 BRAGLIA, Israel de Alcântara; CASTRO, L. P. S. ; PEREIRA, Alice T. Cybis. . A TECNOLOGIA GRÁFICA NA PRODUÇÃO DE EMBALAGENS E A INFLUÊNCIA NO POSICIONAMENTO DAS MARCAS. Educação Gráfica (Online), v. 17, p. 1, 2013.
NUNES, C. C. ; BRAGLIA, Israel de Alcântara ; SOUSA, R. P. L. ; CASTRO, L. P. S. ; PEREIRA, A. T. C. ; Pereira, Alice T. Cybis . MARCA GRÁFICA E POSICIONAMENTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE DUAS MARCAS DE PRODUTOS COSMÉTICOS. Educação Gráfica, v. 16, p. 35-54, 2012.

 

 

ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS

Helouíse Hellen de Godoi Viola. Guia de Boas Práticas para Atuação dos Bibliotecários em Gerenciamento de Projetos no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, . Coorientador: Israel de Alcântara Braglia.