Israel Braglia, Prof. Dr.

É professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC] no curso de design e design de produto pelo departamento de expressão gráfica [EGR/CCE/UFSC]. Está à frente do grupo de Pesquisa LEMME: Gestão Visual e Inovação Digital vinculado ao Hiperlab. É coordenador do curso EaD em Marketing Digital UFSC e é consultor de marketing e design atuando através do LEMME/UFSC e do SEBRAE/SC. Possui os títulos de doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento na linha de pesquisa Mídias do Conhecimento e de mestre em Design na linha de pesquisa Hipermídia aplicada ao Design pelo Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica pela mesma instituição. É bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina [UDESC] além de ser bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Filadélfia [FATEFI]. Foi professor de Design Gráfico na UDESC e na Fean - Faculdade Energia. Foi designer instrucional no SENAI/SC. Já ministrou disciplinas em alguns cursos de pós-graduação em diferentes instituições. Suas áreas de atuação e pesquisa abrangem ensino do design, design para a EAD, design instrucional, layout, diagramação editorial, avaliação de interface, produção gráfica, processos criativos, inovação digital e teologia. Possui 6 livros publicados.

ORIENTANDOS

PROJETOS

Design de Conteúdo frente a gestão 4.0

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Curso de Formação em Marketing Digital 3.0

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

PROJETOS CONCLUÍDOS

PUBLICAÇÕES

Livros publicados (pertinentes a área de design e comunicação):

Braglia, Israel de Alcântara; TEIXEIRA, J. M.
Fotografia Digital: Um guia prático. Florianópolis: Editora da UFSC, 2018, v.1. p.92.

 

BRAGLIA, Israel de Alcântara. Guia básico de produção gráfica para estudantes de design. 1. ed. Florianópolis: O Verbo Acadêmico, 2016. v. 1. 201p .

 

BRAGLIA, Israel de Alcântara; GONÇALVES, Berenice ; PEREIRA, Alice T. Cybis. .
Design para EAD: a relação entre o gráfico e o instrucional. 1. ed. Florianópolis: CCE UFSC, 2014. v. 1. 100p.

 

Artigos publicados em anais de eventos:

WERNKE, DÉBORA V.; BECKER, CAROLINE M.; TEIXEIRA, JÚLIO M.; BRAGLIA, ISRAEL A.
Ensaio de modelo para promover o fluxo ágil em consultorias de Design de Interfaces In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte.
Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. v.1. p.404 – 411

 

BENEDET, GIULIANO V.; VIOLA, HELOUÍSE H. G.; BRAGLIA, ISRAEL A.; TEIXEIRA, JÚLIO M.
LEMMEX: uma abordagem ágil para análise de interfaces na empresa Visto Sistema In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte.
Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. v.1. p.1945 – 1956

 

TEIXEIRA, JÚLIO M.; HENRIQUE, CAROLINE D.; BRAGLIA, ISRAEL A.; GONÇALVES, BERENICE S.
Proposta de fluxograma para design de interfaces digitais: um exemplo prático de como transformar informações de projeto em requisitos de função e conteúdo In: 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2018, Joinville.
Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. p.2567

 

BRAGLIA, Israel de Alcântara; TEIXEIRA, J. M. ; HENRIQUE, C. D. . Proposta de fluxograma para interfaces digitais: um exemplo prático de como transformar informações de projeto em requisitos de função e conteúdo. In: 13º Congresso de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2018, Joinvile. Anais do 13º Congresso de Pesquisa & Desenvolvimento em Design:, 2018.

 

ESMERALDINO, PRISCILA ; BRAGLIA, ISRAEL . A ELABORAÇÃO DO DESIGN DE INTERFACE DA HOMEPAGE PARA O NOVO WEBSITE DO SISTEMA TELESSAÚDE. In: 16° Ergodesign Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica, 2017, Santa Catarina. Blucher Design Proceedings, 2017. p. 2199.

 

BRAGLIA, Israel de Alcântara. BRANDING PARA POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO: A ANÁLISE GRÁFICA DA CERVEJARIA EISENBAHN. In: II Seminário de Comunicação e Organização da Marca – SICOM, 2014, Florianópolis. Anais do II Seminário de Comunicação e Organização da Marca – SICOM, 2014.

 

Artigos publicados em periódicos:

SOUSA, R. P. L. ; BRAGLIA, Israel de Alcântar ; ROSUMEK, G. B. . Marcas gráficas: evolução estética e sensorialidade. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 20, p. 01, 2016.

WERLE, D. R. ; AFONSO, R. B. ; BRAGLIA, Israel de Alcântara . Redesenhando a experiência do guia de programação da Sky. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 20, p. 01, 2016.

 BRAGLIA, Israel de Alcântara; CASTRO, L. P. S. ; PEREIRA, Alice T. Cybis. . A TECNOLOGIA GRÁFICA NA PRODUÇÃO DE EMBALAGENS E A INFLUÊNCIA NO POSICIONAMENTO DAS MARCAS. Educação Gráfica (Online), v. 17, p. 1, 2013.
NUNES, C. C. ; BRAGLIA, Israel de Alcântara ; SOUSA, R. P. L. ; CASTRO, L. P. S. ; PEREIRA, A. T. C. ; Pereira, Alice T. Cybis . MARCA GRÁFICA E POSICIONAMENTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE DUAS MARCAS DE PRODUTOS COSMÉTICOS. Educação Gráfica, v. 16, p. 35-54, 2012.

 

 

ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS

Helouíse Hellen de Godoi Viola. Guia de Boas Práticas para Atuação dos Bibliotecários em Gerenciamento de Projetos no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, . Coorientador: Israel de Alcântara Braglia.