Luciane Maria Fadel, Profa.

Possui graduação em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1987), graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), graduação em Licenciatura Em 2o Grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Typography & Graphic Communication - University of Reading (2007) e Pós-Doutorado em Narrativas orientado pelo Prof. Jim Bizzocchi na Simon Fraser University, Canada. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Co-lidera o Grupo de Pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e participa do Grupo de Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem e do Grupo SAITE - Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde , da Universidade Federal do Maranhão.. É membro do International Reference Group (IRG) sobre o uso de digital storytelling no tratamento de pacientes em cuidados Paliativos da SFU.Tem experiência na área de Design para Experiência com ênfase em Interação Humano Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interação, narrativas, user experience, novas mídias e digital storytelling.

ORIENTANDOS

PROJETOS

Narrativas web

As pesquisas na área de interação humano-computador apontam para uma divergência entre a experiência narrativa vivenciada e as tomadas de decisões necessárias para navegar numa interface. Isto porque o usuário oscila entre uma participação hipermidiática na seleção de links e no prazer transparente nos quadros narrativos da interface. Esta pesquisa analisa a narratividade da interface como um fator que pode contribuir para diminuir esta divergência. Para tanto, a pesquisa objetiva investigar o grau de narratividade de uma interface.

PROJETOS CONCLUÍDOS

PUBLICAÇÕES

OLIVEIRA, A. S. ; FADEL, L. M. ; GONCALVES, B. S. . Atado a uma HQtrônica a dramatização da navegação em uma interface narrativizada. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos, v. 7, p. 37-45, 2019.

FADEL, L. M.; BIZZOCCHI, J. . Designing background as space medium remediation. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), v. 17, p. 5-22, 2019.

SHIVARE, N. ; FADEL, L. M. ; KAUFMAN, D. . Creating Legacy Digital Stories: Do Males and Females Differ?. Open Access Journal of Gerontology & Geriatric Medicine (OAJGGM), v. 5, p. 001, 2019.

SILVA, A. R. ; RAMOS, B. O. ; BIAGIOTTI, R. A. ; FADEL, L. M. ; ULBRICHT, VÂNIA . Gamificação em ambiente MOOC para surdos: promovendo a inclusão na educação a distância. REVISTA EDUCAONLINE, v. 12, p. 104-120, 2018.

COAN, SAMANTA ; FADEL, L. M. . Contação de histórias. REVISTA DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA, v. 30, p. 131-147, 2018.

Pillon, Ana Elisa ; FADEL, L. M. ; ULBRICHT, VANIA RIBAS . AS NOVAS MÍDIAS E A INTERATIVIDADE COGNITIVA: ALIKE. In: Marcelo Pereira da Silva. (Org.). A Influência da Comunicação 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. , p. 277-284.

FADEL, L. M.PRIMO, L. ; ULBRICHT, V. . O Papel das Tecnologias Muldimodais na aprendizagem de estudantes com deficiência visual. In: Ravi Passos; Fábio J. Parreira; Vania R. Ulbricht. (Org.). A inovação emergente: tecnologias e interfaces. 1ed.Goiânia: Universidade Federal de Goiás ? UFG, 2020, v. 1, p. 55-64.

MAESTRI, D. S. ; FADEL, L. M. . Remediation and metaphor: gamifying teaching programming. In: Mário S. Ming Kong, Maria do Rosário Monteiro, Maria João Pereira Neto. (Org.). Intelligence, Creativity and Fantasy. 1ed.Londres: CRC Press, 2019, v. , p. 537-542.

FARIA, G. H. C. ; FADEL, L. M. ; VAZ, C. E. V. . Pokemon Go: The Embeded Fantasy. In: Mário S. Ming Kong, Maria do Rosário Monteiro, Maria João Pereira Neto. (Org.). Intelligence, Creativity and Fantasy. 1ed.Londres: CRC Press, 2019, v. , p. 543-553.

FURTADO, R. G. ; FADEL, L. M. . Educação a Distância, Moocs e Machine Learning: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Cibersociedade e Novas Tecnologias. 1ed.Erechin: Editora Deviant LTDA, 2018, v. II, p. 135-158.

Silva, Alix ; Ramos, Beatriz ; BIAGIOTTI, BRENO ; FADEL, L. M. ; Ribas Ulbricht, Vania . Gamificação e acessibilidade na educação de surdos: desenvolvimento de um protótipo a partir do MOOC TeleLab. In: André Gobbo. (Org.). A educação em tempos da revolução das máquinas. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, v. 1, p. 131-149.

PILLON, A. E. ; FADEL, L. M. ; ULBRICHT, V. . Narrativa e interatividade cognitiva em um curta-metragem: Alike. In: 9o Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2020, Goiânia. CINAHPA19. Goiania: UFG, 2020. v. 1. p. 1-8.
SILVA, A. R. ; ULBRICHT, V. ; FADEL, L. M. . Multimídia de programação superlogo 3.0: Um estudo da narrativa poética para uso na educação. In: 9º Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2020, Goiânia. CINAHPA19. Goiânia: UFG, 2019. p. 1.
FADEL, L. M.CORDEIRO, J. R. . Jogos Digitais para Idosos ? uma experiência de ensino. In: SJEEC – Jogos Eletrônicos – Educação – Comunocação, 2019, Maceio. SJEEC, 2019. v. 1. p. 86-93.
PEREIRA NETO, D. ; FADEL, L. M. . Interação lúdica significativa a partir das recompensas e do sistema de informação: uma análise de Plants vs. Zombies Heroes. In: SBGames 2019, 2019, Rio de Janeiro. Proceedings of SBGames 2019. Porto Alegre: SBC, 2019. v. 1. p. 181-188.
SILVA, A. R. ; ULBRICHT, V. ; FADEL, L. M. . AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO SUPERLOGO 3.0: Um estudo da narrativa poética para uso na educação. In: Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2019, Goiânia. Cinahpa2019. Goiânia: UFG, 2019. v. 1. p. 1-13.
MUNHOZ, DANIELLA ROSITO MICHELENA ; MAZZA, LARISSA UGAYA ; TAGUCHI, MARCELO SATOSHI ; SPINILLO, CARLA GALVÃO ; FADEL, LUCIANE ; OLIVEIRA, ANA EMÍLIA FIGUEIREDO DE ; HADDAD, ANA ESTELA ; RABÊLO JÚNIOR, DILSON JOSÉ LINS ; RODRIGUES, ALAN PALOMERO MACHADO GOES . Análise de mecânicas de jogos e tendências gráficas na representação de jogos de procedimentos médicos, visando o estímulo e motivação para o aprendizado. In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. p. 907-916.
Primo, Lane ; ULBRICHT, VANIA RIBAS ; FADEL, LUCIANE MARIA . Design da informação em conteúdos educacionais para experiência de aprendizagem inclusiva. In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher, 2019. p. 881-890.
HOFFMANN, SIMONE ; FADEL, LUCIANE MARIA . DECOS – Interface Funcional para Aplicativo de Descrição de Componentes de Produtos Cosméticos. In: 9° Congresso Internacional de Design da Informação, 2019, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. p. 2490-2498.
FADEL, L. M.; MUNHOZ, D. R. M. ; SPINILLO, C. ; OLIVEIRA, A. E. F. ; ASSIS, K. M. M. ; RABELO JUNIOR, D. J. L. . A human centred-design approach to a serious game in health training for the Open University of the Unified Health System (UNA-SUS/UFMA) in Brazi. In: 1st World Conference On Research In EDUCATION, 2019, Berlin. PROCEEDINGS OF THE WORLD CONFERENCE ON RESEARCH IN EDUCATION. AlGharbia: Diamond Scientific Publication, 2019.
CORDEIRO, J. R. ; FADEL, L. M. . Remediação e imediação para inclusão digital em jogos digitais educacionais: análise poética do jogo SOLITAIREQUIZ. In: 15th International Conference on Knowledge Management & II Seminar of Corporate Universities and Government Schools, 2019, Florianópolis. ICKM&SUCEG2019, 2019. p. 301-317.
FADEL, L. M.; MENDONCA, M. C. ; CORDEIRO, J. R. . Histórias da minha vida: uma experiência com digital storytelling, promovendo aprendizados tecnológicos e compartilhamento de legados. In: 15th International Conference on Knowledge Management & II Seminar of Corporate Universities and Government Schools, 2019, Florianópolis. ICKM/SUCEG 2019:, 2019. p. 421-439.
FARIA, G. H. C. ; WILWERT, M. L. ; FADEL, L. M. ; VANZIN, TARCÍSIO . Relacionamentos em tempos de like: o amor permeado por apps .. In: 15th International Conference on Knowledge Management & II Seminar of Corporate Universities and Government Schools, 2019, Florianópolis. ICKM/SUCEG 2019, 2019. p. 440-454.
FADEL, L. M.; SILVA, C. C. ; STOFELLA, A. ; SOUZA, R. P. L. . Narrativa e novas mídias: a lógica da leitura e produção textual na realidade aumentada. In: 15th International Conference on Knowledge Management & II Seminar of Corporate Universities and Government Schools, 2019, Florianópolis. ICKM/SUCEG 2019, 2019. p. 1167-1185.
SILVA, L. L. ; PAIXAO, C. R. ; FADEL, L. M. ; SOUZA, R. P. L. ; VANZIN, T. . The Sciopolitic Governance of the #Metoo Brand. In: 15th International Conference on Knowledge Management & II Seminar of Corporate Universities and Government Schools, 2019, Florianópolis. ICKM/SUCEG 2019, 2019. p. 1221-1238.
WILWERT, M. L. ; FADEL, L. M. . A Agência Coletiva como Reforçoo à coerência da narrativa do jogo The Sims 4. In: 15th International Conference on Knowledge Management & II Seminar of Corporate Universities and Government Schools, 2019, Florianópolis. ICKM/SUCEG 2019, 2019. p. 1493-1507.
KUNTZ, V. H. ; ULBRICHT, V. ; FADEL, L. M. . Massive Open Online Course (MOOC) acessível: case da Plataforma Unesp Aberta. In: 9º Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2019, Goiânia. CINAHPA19. Goiânia: UFG, 2019. p. 1.

ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS

Carlos Henrique Berg. Ferramenta para Identificação de Emoções a partir de Onomatopeias para Pessoas com Diferentes Habilidades Visuais. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciane Maria Fadel.

Desirée Maestri. Gamificacao. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Natana Souza da Rosa. Avaliação da aprendizagem do conceito de Projeção Cilíndrica Ortogonal no Ambiente Virtual Bilíngue: Moobi.. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciane Maria Fadel.