Jéssica Rodrigues Esteves

Graduada em Design Digital (UFPel, 2016) com período sanduíche em New Media Design (RIT, New York, EUA) e mestra em Educação com ênfase em Tecnologias Educacionais (IFSul, 2019). Como designer, trabalhei em agências de publicidade por 8 anos. Também fui professora substituta na Coordenadoria de Design do IFSul (2016 – 2018). Possuo interesse em pesquisas sobre experiência do usuário, design de interfaces, design de interação, tecnologias aplicadas à educação e aprendizagem no contexto móvel. Em minha pesquisa de doutorado, investigo as contribuições das microinterações para o ensino de línguas

Contato:
jessicarodriguesesteves@gmail.com

PROJETOS

Portal Línguas, Literaturas e Práticas Culturais

Resumo: O presente projeto visa estruturar o Portal Línguas, Literaturas e Práticas Culturais. Esta é uma proposta institucional que integra subprojetos coordenados por pesquisadores da linguística, da literatura e do Design em parceria com outros programas de Pós-graduação da UFSC e importantes centros de pesquisa do exterior. A proposta é estabelecer uma política linguística de corpus no sentido de organizar e disponibilizar de forma acessível e didática corpora de línguas, literatura e práticas culturais. Também tem como objetivo as seguintes ações: 1) produção de textos em diferentes mídias com e sobre autores de variantes da língua portuguesa e autores traduzidos; 2) elaboração e divulgação de arquivos éditos e inéditos; 3) produção de mídias educacionais; 4) levantamento e análise de objetos em que língua e práticas culturais estejam em movimento. Uma parte da documentação será relativa à língua falada, sinalizada e escrita e outra terá como foco materiais referentes a produção literária, ensaística, crítica e a tradução de textos. Toda a documentação será disponibilizada por meio digital a partir da efetivação do Portal. As interfaces, mídias e conteúdos multimodais apresentadas no Portal, serão usados como fonte de pesquisa para estudos e de recursos para professores, tradutores, designers, pesquisadores, assim como para os demais interessados para fins educacionais.

PROJETOS CONCLUÍDOS