Recursos educacionais digitais bilíngues (Libras/Português): um processo para avaliação no contexto de repositórios

No contexto da sociedade da informação, a complexidade e o escopo do design aumenta ao tratar dados e informações, projetar experiências e serviços e focar nas mídias acessíveis para a educação. Nesse contexto, os designers compõem as equipes multidisciplinares na crescente produção e avaliação de recursos educacionais digitais (REDs). Os REDs são as mídias digitais (vídeos, animações, multimídias, etc.) elaboradas com propósitos instrucionais, de modo a facilitar ou desenvolver algum processo de aprendizagem (PORTAL MEC, 2018; AREA, 2017). Segundo a literatura, esses recursos digitais e o ambiente interativo de aprendizagem on-line melhoraram significativamente a eficácia da aprendizagem (CHEN e LIOU, 2014). No entanto, para estudantes com diferentes capacidades, os recursos digitais podem tanto potencializar a educação como apresentar barreiras de acessibilidade. No caso dos estudantes surdos, público desta pesquisa, o uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras e da linguagem visual nos recursos educacionais são fundamentais tanto para o aprendizado, como para a valorização da sua cultura e identidade. Atualmente, são produzidos recursos educacionais digitais para surdos, bem como algumas pesquisas trazem diretrizes acerca da elaboração de interfaces bilíngues (Libras/Português). No entanto, são escassas as pesquisas a respeito de como avaliar e selecionar esses materiais destinados a alunos surdos, tanto para o usuário final, como para o professor e para instituições e repositórios de recursos educacionais. Segundo Cechinel (2015) a quantidade de recursos educacionais nas plataformas tem crescido e as estratégias atuais de avaliação da qualidade dos recursos de aprendizagem são insuficientes para essa realidade. Desse modo, a avaliação de um RED é essencial, pois eles são recursos didáticos, que devem ser selecionados criteriosamente para contribuírem na construção do conhecimento. Portanto, considerando o exposto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um processo de avaliação para recursos educacionais digitais bilíngues (Libras/Português) no contexto de repositórios.

EQUIPE