Lemmex: uma proposta para a realização de consultorias, projetos de extensão e minicursos na área de gestão visual de projetos e inovação digital

Propostas de aproximação entre academia e mercado têm recebido destaque no cenário atual. Especialmente em cenários de crise. Neste ano (2019) 5,8 bilhões de reais foram contingenciados para o setor da educação, e aproximadamente 2 bilhões destes valor eram para as universidades federais. Portanto, expandir as possibilidades de captação de verba para a universidade, o financiamento de pesquisas, o funcionamento de laboratórios, e a criação de bolsas de estudos, mostra-se fundamental. Por isso, essa pesquisa tem como objetivo geral: fomentar e institucionalizar a realização de consultorias, projetos de extensão e minicursos a serem realizados pelo Grupo de Pesquisa: LEMME – Gestão Visual e Inovação digital. Os objetivos específicos, são: 1) aproximar professores, alunos e pesquisadores de realidades práticas de mercado nas áreas de gestão de projetos e inovação digital; 2) Prestar serviços de orientação às organizações buscando aplicações nas áreas de gestão de projetos e inovação digital; 3) validar o Lemming (Teixeira 2018), como método científico para transformação de modelos de referencia em modelos visuais de referência; 4) validar o Lemmex (Teixeira et al 2018), como método científico para alavancagem de negócios e desenvolvimento de interfaces no cenário digital; 5) alavancar publicações, dos principais constructos teórico-práticos nas áreas de gestão de projetos e inovação digital; Para isso, os procedimentos metodológicos reúnem, do ponto de vista da execução, a abordadem projetual sustenta-se nas proposta
Lemming, proposta por Teixeira (2018), e Lemmex, de Teixeira et al (2018), sendo essa segunda uma proposta já desenvolvida, aprimorada no mesmo grupo de pesquisa supracitado. Como resultado espere-se, que essa aproximação entre a academia e mercado (sugeridas nos objetivos específicos: “1” e “2”) destaque o potencial competitivo de propostas como essa, tanto para o mercado como para à sociedade em geral. Ainda como resultado, espera-se validar e aprimorar, a partir de experiências práticas (objetivos “4” e “5”) os métodos desenvolvidos e utilizados pelo Grupo de Pesquisa Lemme, que são respectivamente: Lemming Teixeira (2018) e Lemmex Teixeira et al (2018). Com os relatórios científicos e demais produtos acadêmicos (artigos processos, modelos e ferramentas) espera-se atender ao objetivo específico “5”, que consiste em alavancar publicações, dos principais constructos teórico-práticos nas áreas de gestão de projetos e inovação digital.

Projeto de Ação de Extensão

Início: 01/11/2019
Término: 01/11/2021

EQUIPE