Interface entre mídia exterior e paisagem urbana na contemporaneidade

O projeto aborda as relações entre a comunicação visual urbana, especialmente a mídia exterior, e a paisagem das cidades contemporâneas, situando-se na interface entre esses dois campos de pesquisa com o objetivo de oferecer aportes teóricos que possam contribuir com a aprimoramento da qualidade visual das paisagens das cidades. Os produtos da mídia exterior, tenha ela a finalidade de orientar indivíduos ou anunciar uma marca/produto ou serviço fora do estabelecimento comercial, estão presentes de forma ostensiva nas cidades contemporâneas. Com recursos hipermídia, conseguem interagir com o observador em tempo real captando suas informações pessoais. O uso excessivo e desordenado desse tipo de mídia, contribui para a sobrecarga visual de informações e estímulo, o que tem se denominado poluição visual urbana. Assim, o objetivo central desta pesquisa é estudar a relação entre comunicação visual, sobretudo a mídia exterior, e paisagem urbana na contemporaneidade. Os objetivos específicos envolvem: (i)Formar um arcabouço teórico abrangente que possa embasar as pesquisas de campo e o refinamento dos métodos de pesquisa acerca dos parâmetros de controle da mídia exterior na paisagem urbana;(ii)Compreender, através do desenvolvimento de diferentes estudos de caso que atuem na interface entre comunicação visual e paisagem urbana, parâmetros e mecanismos de controle da mídia exterior na paisagem, a forma como são desenvolvidos e como se refletem na produção da paisagem urbana;(iii) Desenvolver diretrizes que contribuam com a elaboração de mecanismos de controle que contribuam com a qualidade visual da paisagem. Este projeto integra o projeto chapéu: “Qualidade visual da paisagem urbana: estudos avaliativos”.

EQUIPE