Framebook: um framework para o processo de design de livros digitais

O advento do livro digital trouxe mudanças e desafios que têm afetado a concepção, a produção, a distribuição e até mesmo a finalidade e a
cultura associada ao livro. Diante dessas transformações, é preciso reforçar a atenção ao processo de design do livro digital sob uma nova
perspectiva, adotando-se um pensamento sistêmico para que se obtenha uma visão clara das especificidades destes artefatos e da
complexidade do projeto. Nessa direção, esta pesquisa teve como objetivo geral propor um framework para o processo de design do livro
digital, a partir de uma perspectiva sistêmica. Como bases teóricas, utiliza-se o pensamento sistêmico para obter uma visão ampliada das
particularidades do livro digital e das mudanças decorrentes no contexto editorial. Esta pesquisa, de enfoque qualitativo, foi
classificada como descritiva e propositiva. Na primeira fase do estudo realizou-se uma revisão de literatura, composta pela revisão
bibliográfica e sistemática. Posteriormente, foram realizadas entrevistas com profissionais que atuam no desenvolvimento de livros
digitais, cujos resultados juntamente com os achados da literatura deram origem, na fase seguinte, a um conjunto de premissas que
alicerçaram a construção da primeira versão do framework. Na quarta fase foi realizada a verificação de validade do framework inicial no
contexto de um grupo focal composto por designers, cujas contribuições indicaram ajustes e refinamentos para a versão final. O
framework proposto nesta tese, nomeado Framebook, tem caráter explicativo, forma diagramática e representa o sistema que influencia
o processo de design do livro digital, composto por 13 fatores. Dados os preceitos do pensamento sistêmico, onde as propriedades das
partes só podem ser entendidas a partir da organização do todo, os fatores estão inter-relacionados entre si e organizados em três grupos:
primários (Conteúdo, Tecnologia e Leitor), secundários (Autor, Outros Agentes, Editor, Gestão do Negócio e Distribuidor) e terciários (Livro
Impresso, Direitos Digitais, Livros Digitais Similares e Players Tecnológicos), além de 27 subfatores distribuídos entre estes. A
pesquisa também resultou em um quadro complementar ao framework, que traz questionamentos que buscam orientar a
ponderação dos fatores e subfatores, auxiliando no interrelacionamento entre os mesmos e nas decisões projetuais. Com base
nesses resultados, considera-se que a pesquisa contribui para apercepção da complexidade do processo de design de livros digitais e
para o seu planejamento sob uma perspectiva sistêmica. Acesse  o link: https://framebook.cc/framework
Palavras-chave: Livro digital. Processo de design. Pensamento sistêmico. Framework

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