A narrativa transmídia no processo de design de capacitações online

A narrativa, ao criar conexões entre vítimas e agentes de proteção e defesa civil por meio de histórias, se sustenta como o elo condutor dos significados, pois é um dos modos fundamentais pelos quais as comunidades e os valores são construídos. Assim, a construção e condução de uma narrativa transmídia pode potencializar o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais. Dessa maneira, essa pesquisa busca propor um modelo conceitual para o processo de design de recursos educacionais, a partir da perspectiva da narrativa transmídia, no contexto de capacitações online voltadas à Gestão de Risco de Desastres. Bem como visa (I) identificar referenciais que contribuam para a elaboração de um corpo teórico sobre a narrativa e a narrativa transmídia; (II) investigar elementos e relações que influenciam o design de mídias no desenvolvimento de capacitações online, com base em pesquisa prospectiva; (III) sistematizar etapas e elementos necessários para a elaboração do processo de design de capacitações online priorizando a narrativa transmídia; e (IV) verificar a consistência do modelo conceitual para o processo de design de capacitações online tendo em vista as premissas da narrativa transmídia.

EQUIPE