
Mary Vonni Meürer, Profa. Dra.
Possui Doutorado e mestrado em Design, linha de pesquisa Mídia e Tecnologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, especialização em Comunicação na Era Digital e graduação em Design Gráfico, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. É professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC atuando no curso de Design, nas disciplinas de Projeto Editorial, Tipografia e Tipografia Aplicada ao Design Editorial. Também desenvolve pesquisas e orienta projetos relacionadas a tipografia, design editorial e interface web. Desenvolveu durante o doutorado pesquisa relacionada ao processo de seleção tipográfica para projetos de design editorial, resultando em um modelo e um conjunto de 8 critérios para apoiar este processo. Atualmente pesquisa sobre os aspectos relacionados a tipografia e novas tecnologias, como líder do grupo de pesquisa Tipos & Textos.
Contato:
mary.meurer@ufsc.brORIENTANDOS
PROJETOS

Projeto: A imprensa universitária como espaço de pesquisas sobre memória gráfica e cultura da impressão
Tendo recebido doações da Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina em 2018, o parque gráfico da IU conta com equipamentos gráficos de grande porte, garantindo mais qualidade e agilidade em sua produção. Mas além destes equipamentos atualizados, que podem ser encontrados na indústria gráfica de forma geral, a IU dispõe de máquinas raras, de grande valor para a memória gráfica do estado. São máquinas Linotype e Heidelberg, algumas com mais de 100 anos, que podem ser usadas para composição e impressão tipográfica, além de diversas gavetas com tipos móveis. Um acervo relevante que merece ser mais valorizado e pode contribuir com diversas atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão. Por meio de uma pesquisa de natureza aplicada e com abordagem qualitativa serão utilizadas técnicas de documentação direta e indireta envolvendo a equipe da IU e de outros setores. O objetivo deste projeto é resgatar informações sobre o histórico da imprensa universitária da UFSC tendo como foco o setor de impressão tipográfica e os aspectos relacionados à memória gráfica de Florianópolis.

O livro digital acessível e bilíngue direcionado ao público surdo: um framework para o processo de design
Esta pesquisa ressalta a complexidade do processo de design de recursos educacionais digitais orientados a estudantes surdos, na sua forma bilíngue. O Design de recursos educacionais bilíngues orientados a estudantes surdos (cuja primeira língua é a Libras e a segunda língua, o Português) tem sido um desafio, desde a identificação do escopo do recurso, ou seja, do artefato digital em si até a caracterização das competências das equipes. Frente à demanda do tema exposto, este projeto tem como principal objetivo “Propor e avaliar um framework para o processo de design do livro digital direcionado ao público surdo, com ênfase na acessibilidade e no bilinguismo (libras /português). Rogers e Muller (2006) ressaltam que uma das razões para a aplicação de frameworks em situação de projeto é o intuito de aperfeiçoar o processo de design por meio da melhoria na qualidade da discussão entre designers, pesquisadores e outras partes interessadas. A partir do objetivo maior direcionado a proposição do framework, este projeto em seus objetivos específicos busca: sistematizar os fundamentos para o design de livros e produtos digitais interativos dirigidos o público surdo, tendo em vista o enfoque do bilinguismo, estruturar o framework a partir de um processo de categorização dos níveis de contribuição teórica, testar, refinar e avaliar o framework no contexto do IFSC SC, campus Bilíngue. Para tanto, será adotado como abordagem metodológica o Estudo de caso, detalhado em nove grandes etapas ao longo deste documento. Em síntese serão realizadas técnicas de revisões bibliográficas, sistemáticas, de categorização de informações. Também serão desenvolvidos protótipos de livros digitais bilíngues a serem utilizados e avaliados por surdos, estudantes do IFSC Bilíngue. Os resultados permitirão um refinamento do framework que será avaliado em sua versão final por professores do próprio IFSC Bilíngue.
PROJETOS CONCLUÍDOS
PUBLICAÇÕES
MEURER, M. V., & GONÇALVES, B. S. (2019). Modelo de apoio à seleção tipográfica no contexto do design editorial. Design E Tecnologia, 9(19), 66-76. https://doi.org/10.23972/det2019iss19pp66-76
VONNI MEÜRER, Mary; SANTOS GONÇALVES, BERENICE . Dinâmica de aplicação de modelo de seleção tipográfica no contexto acadêmico. PROJETICA, v. 9, p. 125-142, 2018.
MEÜRER, MARY VONNI; GONÇALVES, Berenice . Revisão integrativa sobre interfaces digitais para seleção tipográfica. 16° USIHC â013 Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Computador, v. 3, p. 2086-2096, 2017.
PRESSER, Alexandra Teixeira de Rosso; MEÜRER, Mary Vonni ; SOUZA, R. P. L. . Uma fonte tipográfica no contexto da moda.. Razón y Palabra, v. 1, p. —, 2015.
RODRIGUES, B. C. M. ; MEÜRER, Mary Vonni ; SOUZA, R. P. L. ; GONÇALVES, Berenice . O uso dos e-readers como contribuição às práticas focais: uma abordagem fenomenológica. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 9, p. —, 2015.
ROTAVA, D. S. ; MEÜRER, Mary Vonni ; Angelo Christofolli . A preferência do público em relação aos recursos gráficos nos livros infantis para crianças na fase de alfabetização. Revista Design & Tecnologia, v. -, p. 1-9, 2014.
FRONZA, A. L. ; MEÜRER, Mary Vonni ; BLUM, A. . Recomendações sobre design informacional aplicado em motion graphics. Infodesign (SBDI. Online), v. 11, p. 50-63, 2014.
MEÜRER, Mary Vonni; GONÇALVES, Berenice . Matriz para Seleção Tipográfica: Construção e Aplicação. 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, v. 1, p. 92, 2014.