Berenice Santos Gonçalves, Profa. Dra.

Professora pesquisadora do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Carina. Atua nos programas de Graduação e Pós Graduação em Design. Ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor, Ergonomia e Usabilidade, Design Digital e Fundamentos da Mídia. Desenvolve e orienta pesquisas no âmbito do Design de Interação e de interface, em UX e no Design de mídias e publicações digitais. Participa dos seguintes grupos de pesquisa credenciados pelo CNPq: 1. Design de publicações digitais (líder): dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1405503052848159 Certificado pela UFSC, [CNPq) 2. Ambientes Hipermídia voltado ao Processo de ensino-aprendizagem, Certificado pela UFSC, [CNPq] (vice-líder) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5738054239218577

Contato:
berenice@cce.ufsc.br
Telefone: (48) 37217048
Ramal: 7048

ORIENTANDOS

PROJETOS

O livro digital acessível e bilíngue direcionado ao público surdo: um framework para o processo de design

Esta pesquisa ressalta a complexidade do processo de design de recursos educacionais digitais orientados a estudantes surdos, na sua forma bilíngue. O Design de recursos educacionais bilíngues orientados a estudantes surdos (cuja primeira língua é a Libras e a segunda língua, o Português) tem sido um desafio, desde a identificação do escopo do recurso, ou seja, do artefato digital em si até a caracterização das competências das equipes. Frente à demanda do tema exposto, este projeto tem como principal objetivo “Propor e avaliar um framework para o processo de design do livro digital direcionado ao público surdo, com ênfase na acessibilidade e no bilinguismo (libras /português). Rogers e Muller (2006) ressaltam que uma das razões para a aplicação de frameworks em situação de projeto é o intuito de aperfeiçoar o processo de design por meio da melhoria na qualidade da discussão entre designers, pesquisadores e outras partes interessadas. A partir do objetivo maior direcionado a proposição do framework, este projeto em seus objetivos específicos busca: sistematizar os fundamentos para o design de livros e produtos digitais interativos dirigidos o público surdo, tendo em vista o enfoque do bilinguismo, estruturar o framework a partir de um processo de categorização dos níveis de contribuição teórica, testar, refinar e avaliar o framework no contexto do IFSC SC, campus Bilíngue. Para tanto, será adotado como abordagem metodológica o Estudo de caso, detalhado em nove grandes etapas ao longo deste documento. Em síntese serão realizadas técnicas de revisões bibliográficas, sistemáticas, de categorização de informações. Também serão desenvolvidos protótipos de livros digitais bilíngues a serem utilizados e avaliados por surdos, estudantes do IFSC Bilíngue. Os resultados permitirão um refinamento do framework que será avaliado em sua versão final por professores do próprio IFSC Bilíngue.

Portal Línguas, Literaturas e Práticas Culturais

Resumo: O presente projeto visa estruturar o Portal Línguas, Literaturas e Práticas Culturais. Esta é uma proposta institucional que integra subprojetos coordenados por pesquisadores da linguística, da literatura e do Design em parceria com outros programas de Pós-graduação da UFSC e importantes centros de pesquisa do exterior. A proposta é estabelecer uma política linguística de corpus no sentido de organizar e disponibilizar de forma acessível e didática corpora de línguas, literatura e práticas culturais. Também tem como objetivo as seguintes ações: 1) produção de textos em diferentes mídias com e sobre autores de variantes da língua portuguesa e autores traduzidos; 2) elaboração e divulgação de arquivos éditos e inéditos; 3) produção de mídias educacionais; 4) levantamento e análise de objetos em que língua e práticas culturais estejam em movimento. Uma parte da documentação será relativa à língua falada, sinalizada e escrita e outra terá como foco materiais referentes a produção literária, ensaística, crítica e a tradução de textos. Toda a documentação será disponibilizada por meio digital a partir da efetivação do Portal. As interfaces, mídias e conteúdos multimodais apresentadas no Portal, serão usados como fonte de pesquisa para estudos e de recursos para professores, tradutores, designers, pesquisadores, assim como para os demais interessados para fins educacionais.

Critérios para concepção de livros Digitais Interativos

No contexto das várias discussões presentes no atual cenário do livro digital – como a padronização de um formato universal, o uso do direito autoral e as formas de comercialização –, ainda são poucas as reflexões sobre o potencial interativo do livro diante da aplicação de recursos hipermidiáticos. Assim, o presente projeto tem por objetivo gerar critérios para projetos de livros digitais interativos tendo como base parâmetros editoriais, ergonômicos e hipermidiáticos.

PROJETOS CONCLUÍDOS

PUBLICAÇÕES

Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

AMARAL, A. L.; GONÇALVES, B. S.; ALVAREZ, E. B.
A narrativa visual no ensino da fotografia: uma revisão sistemática de literatura. https://doi.org/10.5965/25944630422020152. , v.4, p.152 – 166, 2020.

WOLOSZYN, M.; GONÇALVES, BERENICE SANTOS; MERINO, G. S. A. D.
A relação do usuário surdo com a tipografia em movimento nos materiais educacionais em Libras: um estudo por meio do rastreamento ocular. INFODESIGN (SBDI. ONLINE). , v.17, p.35 – 55, 2020.

GONÇALVES, B. S.; VELLOSO, C. T.; ABDALLA, G. C.; Perassi, R.
A uniformização da informação pela mídia programática. Temática – Revista eletrônica de publicação mensal. , v.16, p.31 – 42, 2020.

TISSOT, J. T.; KERCHNER, I. G. S.; CASARIN, V.; GONÇALVES, B. S.; VERGARA, L. L.
Estratégias para orientação espacial e wayfinding: avaliações a partir de um estudo de caso no campus da UFSC em Florianópolis/SC. INFODESIGN (SBDI. ONLINE). , v.17, p.117 – 130, 2020.

DICK, MAURÍCIO ELIAS; GONÇALVES, BERENICE SANTOS
Fatores que influenciam o processo de design do livro digital:. DESIGN E TECNOLOGIA. , v.10, p.106 – 118, 2020.

CASTINEIRA, M. I.; MATUZAWA, F. L.; Perassi, R.; GONÇALVES, B. S.
Reflexões sobre o Design à luz de dois enfoques filosóficos da tecnologia. Diálogo (UNILASALLE). , v.1, p.107 – 117, 2020.

AMARAL, A. L.; GONÇALVES, B. S.
Ensino da fotografia e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: um estudo com discentes de uma graduação de Design. DAT Journal. , v.5, p.206 – 219, 2020.

VENDRAMI JUNIOR, D. G.; GONÇALVES, BERENICE SANTOS; MERINO, E. D.
A atratividade na experiência do uso da realidade aumentada em catálogos de moda para dispositivos móveis. Design, Tecnologia e Sociedade. , v.6, p.13 – , 2019.

MATUZAWA, F. L.; AMARAL, A. L.; GONÇALVES, B. S.; CERNY, R. Z.; ESPINDOLA, MARINA BAZZO
A tecnologia digital nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Design: um estudo da abordagem tecnológica na formação do futuro profissional. DAPESQUISA. , v.14, p.175 – 184, 2019.

ALVES, D. S.; GONÇALVES, BERENICE SANTOS; GONÇALVES, MARILIA MATOS
Instrumentos conceituais e aplicados direcionados ao processo de design para experiência do usuário e seus principais elementos influenciadores. DAPESQUISA. , v.14, p.185 – 206, 2019.

DICK, M. E.; GONÇALVES, BERENICE SANTOS
O pensamento sistêmico no processo de design de livros digitais: a proposta – Framebook-. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE). , v.27, p.100 – 115, 2019.

AMARAL, A. L.; GONÇALVES, B. S.
Um estudo prospectivo com docentes sobre o ensino da fotografia no contexto das TDIC. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA. , v.23, p.244 – 264, 2019.

CORDEIRO, J. W.; GONÇALVES, BERENICE; BRAVIANO, GILSON
A representação 3d interativa em design de embalagem: análise de plataformas 3d para visualização. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA. , v.22, p.319 – 333, 2018.

OLIVEIRA, A. S.; Fadel, Luciane M.; GONÇALVES, B. S.
Atado a uma HQtrônica:a dramatização da navegação em uma interface narrativizada. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos. , v.7, p.37 – 45, 2018.

VARGAS NUNES, JULIANE; GONÇALVES, BERENICE SANTOS; BRAVIANO, GILSON
Avaliação de um conjunto preliminar de recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto e acessados a partir de smartphones. DESIGN E TECNOLOGIA. , v.8, p.12 – 22, 2018.

NUNES, J. V.; GONÇALVES, BERENICE
Design de conteúdos educacionais baseados em texto: recomendações aplicadas ao projeto. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA. , v.22, p.78 – 96, 2018.

WOLOSZYN, MAÍRA; GONÇALVES, BERENICE
Dimensões e fatores de aplicação da tipografia em livros digitais. INFODESIGN (SBDI. ONLINE). , v.15, p.80 – 96, 2018.

VONNI MEÜRER, MARY; SANTOS GONÇALVES, BERENICE
Dinâmica de aplicação de modelo de seleção tipográfica no contexto acadêmico. PROJETICA. , v.9, p.125 – , 2018.

SCHNEIDER, THAISSA; GONÇALVES, BERENICE SANTOS
Narrativas transmidiáticas: análise da campanha publicitária da marca Arezzo. DOBRAS (BARUERI, SP). , v.11, p.202 – 221, 2018.

CARGNIN, F.; S. GONÇALVES, BERENICE
O humor nos jogos digitais: o desafio da não linearidade. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA. , v.22, p.111 – 122, 2018.

GONÇALVES, BERENICE; WOLOSZYN, M.
Tipografia em livro digital: uma abordagem a partir da análise de exemplares em diferentes formatos. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA. , v.22, p.202 – 220, 2018.

AMARAL, ANA LETICIA OLIVEIRA DO; GONÇALVES, B. S.
Utilidade e usabilidade de um aplicativo de instrução aos princípios fotográficos. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA. , v.22, p.117 – 130, 2018.

NUNES, JULIANE VARGAS; WOLOSZYN, MAÍRA; GONÇALVES, BERENICE SANTOS; PINTO, MARLI DIAS DE SOUZA
A pesquisa qualitativa apoiada por softwares de análise de dados: uma investigação a partir de exemplos. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE). , v.19, p.233 – 244, 2017.

DICK, M. E.; GONÇALVES, B. S.; VITORINO, E. V.
Design da informação e competência em informação: relações possíveis. INFODESIGN (SBDI. ONLINE). , v.14, p.01 – 13, 2017.

GONÇALVES, BERENICE S.; VIEIRA, M. L. H.; NASSAR, V.
Elementos das Narrativas Digitais do Aplicativo Médico Doctors Way. TRÍADES EM REVISTA. , v.6, p.01 – 17, 2017.

ESTAREGUE, DANIELA; GONÇALVES, BERENICE SANTOS; GONÇALVES, MARILIA MATOS
Estudo Comparativo entre aplicativos turísticos móveis. Turismo e sociedade. , v.10, p.01 – 28, 2017.

DICK, M. E.; GONÇALVES, BERENICE S.
Formatos digitais de publicações científicas em acesso aberto:uma análise à luz do design da informação. INFODESIGN (SBDI. ONLINE). , v.4, p.144 – 158, 2017.

CASTRO, FRANCISCO GÓMEZ; GONÇALVES, BERENICE SANTOS; FIGUEIREDO, LUIZ FERNANDO
Mapeamento de características de sites de compartilhamento de refeições baseado no Modelo 3C de Colaboração. Navus Revista de Gestão e Tecnologia. , v.7, p.29 – 42, 2017.

WOLOSZYN, M.; GONÇALVES, B. S.
Tipografia em Ambiente Multimídia: Fatores que Orientam as Decisões de Projeto.. RAZÓN Y PALABRA. , v.21, p.795 – 812, 2017.

REGINATO, B. R.; GONÇALVES, B. S.; PEREIRA, A. C.
Análise de uma interface de landing page a partir dos princípios de usabilidade visual: aplicação de teste A/B. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA. , v.20, p.01 – 15, 2016.

DICK, MAURICIO ELIAS; GONÇALVES, BERENICE S.
Contribuições de uma revisão sistemática para a qualificação do design de publicações digitais. Temática (João Pessoa. Online). , v.12, p.16 – 31, 2016.

NUNES, J. V.; GONÇALVES, BERENICE S.
Design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto, acessados a partir de smartphones: uma revisão integrativa. Design,Tecnologia e Sociedade. , v.3, p.01 – 17, 2016.

ADORNO, L.; GONÇALVES, B. S.; REGINATO, B. R.; BRAVIANO, G.
Infografia digital: uma análise sob a perspectiva das narrativas digitais e novas mídias. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA. , v.20, p.01 – 16, 2016.

GONÇALVES, B. S.; VIEIRA, A.
Interfaces Tangíveis: Conceituação e Avaliação. Estudos em Design (Online). , v.24, p.92 – 111, 2016.

GONÇALVES, B. S.; LICHT, M. C.
O LIVRO DIGITAL COMO EXTENSÃO DA OBRA LITERÁRIA / THE DIGITAL BOOK AS THE EXTENSION LITERARY. Revista Educação Gráfica. , v.20, p.01 – 20, 2016.

GONÇALVES, B. S.; DICK, M. E.
ORIENTAÇÕES PARA O DESIGN DE PUBLICAÇÕES DIGITAIS SISTEMÁTICAS. Revista Educação Gráfica. , v.20, p.15 – 30, 2016.

RIBEIRO, TIAGO; SILVA, MARCELO; GONÇALVES, BERENICE; VIEIRA, MILTON; BRAVIANO, GILSON. Patterns audiovisualísticos - o fenômeno audiovisual da animação sob o ponto de vista do design. DAPesquisa. , v.11, p.047 – 058, 2016.

LIMA, M. V. M.; GONÇALVES, BERENICE S.
Seleção tipográfica no contexto do design editorial: uma abordagem qualitativa para identificação de critérios. DATJournal. , v.1, p.01 – 115, 2016.

 

ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS

Teses:

1.  Maurício Elias Dick. Framebook: um framework para o processo de design de livros digitais. 2019. Tese (Pos Graduação em Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
2.  Deglaucy Jorge Teixeira. Narrativa digital interativa infantil:Concepção de um modelo de design para book app. 2019. Tese (Pos Graduação em Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
3.
 Daniela Estaregue. Um modelo de design para a experiência do usuário no contexto do turismo de eventos. 2018. Tese (Design e Expressao Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
4.  Juliane Vargas Nunes. Recomendações para o design de conteúdos educacionais digitais baseados em texto no cenário da mobilidade. 2017. Tese (Pos Graduação em Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
5.  Mary Vonni Meurer de Lima. Seleção tipográfica no contexto do design editorial: um modelo de apoio a tomada de decisão. 2017. Tese (Pos Graduação em Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina

Dissertações:

1.  Ana Letícia do Amaral. Fotografia e tecnologias digitais de comunicação: um modelo Blended Learning para a disciplina de fotografia em cursos de Design. 2019. Dissertação (Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2.  Alexandre Oliveira. Uma caracterização da experiência do usuário na leitura em smartphones. 2019. Dissertação (Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
3.  Maíra Woloszyn. Tipografia no contexto das novas mídias. 2018. Dissertação (Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
4.
 Deglaucy Jorge Teixeira. A interatividade e a narrativa no livro digital infantil. 2015. Dissertação (Design e Expressao Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
Inst. financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
5.  Maurício E. Dick. Design de publicações digitais sistemáticas: um conjunto de orientações. 2015. Dissertação (Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
6.  Alessandro Vieira dos Reis. Interfaces Tangíveis em simuladores veiculares: componentes para um protocolo de avaliação. 2015. Dissertação (Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
7.  Marcele Cassol Licht. O livro digital informativo e suas categorias constitutivas. 2015. Dissertação (Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
8.  Bruno Carvalho de Melo Rodrigues. O processo de prototipação no contexto do livro digital de terceira geração. 2015. Dissertação (Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
9.
 Gabriela de Moraes Damé. Livro eletrônico: um estudo prospectivo da leitura interativa. 2014. Dissertação (Design e Expressao Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
10.
 Eugênio Siqueira da Costa. Machinima: uma relação entre hipermídia e cinema a partir das tipologias dos planos de câmera. 2014. Dissertação (Design e Expressao Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
11.
 Gabriel Cordeiro Cardoso. Experiência do usuário: avaliação durante o processo de desenvolvimento de um aplicativo social. 2013. Dissertação (Design e Expressao Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
12.
 Alexandro Stumpf. LIVRO DIGITAL INTERATIVO: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO A PARTIR DE MÉTODOS EMPÍRICOS. 2013. Dissertação (Design e Expressao Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
13.
 Juliane Vargas Nunes. Hipermídia para aprendizagem na EaD: uma avaliação qualitativa do processo de interação. 2012. Dissertação (Design e Expressao Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina
Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico