
PROJETOS

Inovação na produção editorial digital por meio do design
As potencialidades do meio digital podem levar o livro e outras publicações a novas configurações e estruturas, criando experiências que vão além da disposição de tipos, imagens e gráficos no espaço. Por outro lado, entre os principais obstáculos à inovação está a replicação de práticas relacionadas à mídia impressa. É preciso, portanto, uma mudança de abordagem para criar publicações que proporcionem experiências genuinamente digitais. Nesse sentido, esta pesquisa busca responder à seguinte pergunta: como o design pode promover a inovação nos produtos editoriais digitais e nos processos de publicação digital? Para tal, objetiva-se fomentar a inovação nos produtos editoriais digitais e nos processos de publicação digital. Como objetivos específicos, tem-se (i) compreender o conceito de inovação no contexto editorial, identificando ferramentas e práticas inovadoras na publicação de produtos editoriais digitais; (ii) avaliar a adequação das ferramentas e práticas inovadoras no design e na produção de livros e outras publicações digitais; e (iii) disseminar um toolkit direcionado à inovação no design e na produção de produtos editoriais digitais. A pesquisa tem natureza aplicada e utiliza uma abordagem qualitativa. Seus métodos são divididos em três fases principais, de acordo com os objetivos da pesquisa: Descobrir, Definir e Entregar. Na primeira fase, Descobrir, foram realizadas buscas focadas em ferramentas e práticas para design e produção de livros e outras publicações digitais, juntamente com análises das soluções existentes em termos de publicação digital. Na segunda etapa, Definir, diferentes ferramentas e práticas têm sido testadas por meio do desenvolvimento de projetos piloto. Por fim, no terceiro momento Entregar, realizar-se-á a triangulação das descobertas reunidas nas fases anteriores para gerar um toolkit já em fase de testes direcionado à inovação no design e na produção de livros e outras publicações digitais.