
Luciane Maria Fadel, Profa. Dra.
Possui graduação em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1987), graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), graduação em Licenciatura Em 2o Grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Typography & Graphic Communication - University of Reading (2007) e Pós-Doutorado em Narrativas orientado pelo Prof. Jim Bizzocchi na Simon Fraser University, Canada. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Co-lidera o Grupo de Pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e participa do Grupo de Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem e do Grupo SAITE - Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde , da Universidade Federal do Maranhão.. É membro do International Reference Group (IRG) sobre o uso de digital storytelling no tratamento de pacientes em cuidados Paliativos da SFU.Tem experiência na área de Design para Experiência com ênfase em Interação Humano Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interação, narrativas, user experience, novas mídias e digital storytelling.
ORIENTANDOS
PROJETOS

Narrativas web
As pesquisas na área de interação humano-computador apontam para uma divergência entre a experiência narrativa vivenciada e as tomadas de decisões necessárias para navegar numa interface. Isto porque o usuário oscila entre uma participação hipermidiática na seleção de links e no prazer transparente nos quadros narrativos da interface. Esta pesquisa analisa a narratividade da interface como um fator que pode contribuir para diminuir esta divergência. Para tanto, a pesquisa objetiva investigar o grau de narratividade de uma interface.

Métodos de design para realidade aumentada e virtual
Artefatos de realidade aumentada impõe camadas de informação dinâmicas sobre camadas estáticas, enquanto artefatos de realidade virtual necessitam de interfaces em três dimensões, as quais deveriam ser projetadas considerando esta composição. Além disso, estas interfaces se formam enquanto o usuário navega na interface e ao mesmo tempo que ele navega no espaço físico. Essas características sinalizam a urgência do design de artefatos digitais em rever seus métodos para possibilitar o enfrentamento dos desafios das tecnologias móveis e espaciais. Assim, este projeto de pesquisa objetiva reformular métodos de design de artefatos digitais para projetos de realidade aumentada e virtual. Para tanto, aplica o método do Design Science Research, na determinação das poéticas da realidade aumentada e realidade virtual e seu tratamento no projeto de artefatos. A verificação de consistência do modelo reformulado será realizada junto aos estudantes de Design. Espera-se que os métodos reformulados agreguem suporte ao projeto de artefatos para estas tecnologias.
PROJETOS CONCLUÍDOS
PUBLICAÇÕES
OLIVEIRA, A. S. ; FADEL, L. M. ; GONCALVES, B. S. . Atado a uma HQtrônica a dramatização da navegação em uma interface narrativizada. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos, v. 7, p. 37-45, 2019.
FADEL, L. M.; BIZZOCCHI, J. . Designing background as space medium remediation. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), v. 17, p. 5-22, 2019.
SILVA, A. R. ; RAMOS, B. O. ; BIAGIOTTI, R. A. ; FADEL, L. M. ; ULBRICHT, VÂNIA . Gamificação em ambiente MOOC para surdos: promovendo a inclusão na educação a distância. REVISTA EDUCAONLINE, v. 12, p. 104-120, 2018.
COAN, SAMANTA ; FADEL, L. M. . Contação de histórias. REVISTA DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA, v. 30, p. 131-147, 2018.
FADEL, L. M.; PRIMO, L. ; ULBRICHT, V. . O Papel das Tecnologias Muldimodais na aprendizagem de estudantes com deficiência visual. In: Ravi Passos; Fábio J. Parreira; Vania R. Ulbricht. (Org.). A inovação emergente: tecnologias e interfaces. 1ed.Goiânia: Universidade Federal de Goiás ? UFG, 2020, v. 1, p. 55-64.
MAESTRI, D. S. ; FADEL, L. M. . Remediation and metaphor: gamifying teaching programming. In: Mário S. Ming Kong, Maria do Rosário Monteiro, Maria João Pereira Neto. (Org.). Intelligence, Creativity and Fantasy. 1ed.Londres: CRC Press, 2019, v. , p. 537-542.
FARIA, G. H. C. ; FADEL, L. M. ; VAZ, C. E. V. . Pokemon Go: The Embeded Fantasy. In: Mário S. Ming Kong, Maria do Rosário Monteiro, Maria João Pereira Neto. (Org.). Intelligence, Creativity and Fantasy. 1ed.Londres: CRC Press, 2019, v. , p. 543-553.
Silva, Alix ; Ramos, Beatriz ; BIAGIOTTI, BRENO ; FADEL, L. M. ; Ribas Ulbricht, Vania . Gamificação e acessibilidade na educação de surdos: desenvolvimento de um protótipo a partir do MOOC TeleLab. In: André Gobbo. (Org.). A educação em tempos da revolução das máquinas. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, v. 1, p. 131-149.
ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS
Carlos Henrique Berg. Ferramenta para Identificação de Emoções a partir de Onomatopeias para Pessoas com Diferentes Habilidades Visuais. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciane Maria Fadel.
Desirée Maestri. Gamificacao. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).
Natana Souza da Rosa. Avaliação da aprendizagem do conceito de Projeção Cilíndrica Ortogonal no Ambiente Virtual Bilíngue: Moobi.. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciane Maria Fadel.