
A mídia exterior digital na paisagem urbana contemporânea: implicações e diretrizes para exposição
É cada vez mais frequente a instalação de painéis digitais na paisagem urbana, especialmente em cidades nas quais o controle sobre a mídia exterior é menos restritivo. Cidades nas quais é comum observar a substituição de outdoor convencional por painel digital de grandes dimensões, cuja dinâmica de operação e interferência no entorno são bastante diferentes. Embora essa prática tenha como objetivo aumentar a visibilidade e o alcance das mensagens publicitárias, sua instalação pode gerar interferência na percepção da paisagem e na vida urbana, na segurança do tráfego, evidenciando, assim, a necessidade de investigar as possíveis implicações desta prática. É objetivo geral desta pesquisa: Avaliar a mídia exterior digital instalada na paisagem urbana de Florianópolis e suas implicações São objetivos específicos: i) Identificar no arcabouço teórico, diretrizes para controle da mídia exterior digital na paisagem urbana; ii) Mapear (georreferenciar) a mídia exterior digital na paisagem urbana de Florianópolis; iii) Avaliar a mídia exterior digital instalada na paisagem urbana de Florianópolis, à luz das diretrizes identificadas no arcabouço teórico e da percepção dos sujeitos. Pretende-se, com a pesquisa contribuir com o arcabouço teórico no que tange as diretrizes para controle deste tipo de mídia na paisagem urbana.