Desenvolvimento de um modelo de design para estruturação de produtos audiovisuais digitais

Esta pesquisa visa a estruturação do produto audiovisual, em formato de vídeo, com possibilidade de interatividade, em meio digital. O audiovisual – essa forma de comunicação que une imagem (em movimento) e som, surgido na humanidade, primeiramente, através do cinema – pode, hoje, ser investigado tendo como perspectivas a experiência de quem o consome e a estruturação da informação repassada ao usuário (educandos e educadores). Por conta dos avanços tecnológicos, deixa de ser apenas objeto que comunica para se tornar também um produto construído para consumo e interação. E quando compreendido enquanto produto pode ser observado e analisado como um produto de design, voltado a determinados ambientes como os de ensino e aprendizagem. Sendo assim, uma série de teorias, ferramentas e modelos podem ser propostos no estudo desses produtos audiovisuais digitais. Essa pesquisa surge no entendimento de que as teorias de design podem ser utilizadas na construção e análise de produtos audiovisuais digitais destinados a Ambientes Virtuais de Aprendizagem utilizando-se, para isso, de um modelo conceitual de design. O modelo conceitual de design consiste em uma representação gráfica que apresente todos os conceitos importantes no domínio da estruturação do produto, bem como as associações entre os conceitos que fundamentam essa estruturação. Através da abordagem metodológica da Design Science Research, essa pesquisa irá construir um artefato, no formato de modelo conceitual, que visa a estruturação dos produtos audiovisuais, em formato de vídeo, com possibilidade de interatividade, em meio digital.

Palavras-chave: Produto Audiovisual Digital. Modelo de Design. Design Instrucional. Design Audiovisual. Mídias Digitais

 

EQUIPE