Maurício Elias Klafke Dick, Prof. Dr.

Interessa-se pela prática, ensino e pesquisa em Design, com ênfase em tecnologias digitais, especialmente em temas de publicação digital, experiência do usuário (UX) e interfaces digitais (UI). É designer gráfico pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutor em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua como professor vinculado ao Departamento de Design e Expressão Gráfica (EGR).

Contato:
E-mail: mauricio.dick@ufsc.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/mauriciodick/
Mais informações: https://linktr.ee/mauriciodick

ORIENTANDOS

PROJETOS

Inovação na produção editorial digital por meio do design

As potencialidades do meio digital podem levar o livro e outras publicações a novas configurações e estruturas, criando experiências que vão além da disposição de tipos, imagens e gráficos no espaço. Por outro lado, entre os principais obstáculos à inovação está a replicação de práticas relacionadas à mídia impressa. É preciso, portanto, uma mudança de abordagem para criar publicações que proporcionem experiências genuinamente digitais. Nesse sentido, esta pesquisa busca responder à seguinte pergunta: como o design pode promover a inovação nos produtos editoriais digitais e nos processos de publicação digital? Para tal, objetiva-se fomentar a inovação nos produtos editoriais digitais e nos processos de publicação digital. Como objetivos específicos, tem-se (i) compreender o conceito de inovação no contexto editorial, identificando ferramentas e práticas inovadoras na publicação de produtos editoriais digitais; (ii) avaliar a adequação das ferramentas e práticas inovadoras no design e na produção de livros e outras publicações digitais; e (iii) disseminar um toolkit direcionado à inovação no design e na produção de produtos editoriais digitais. A pesquisa tem natureza aplicada e utiliza uma abordagem qualitativa. Seus métodos são divididos em três fases principais, de acordo com os objetivos da pesquisa: Descobrir, Definir e Entregar. Na primeira fase, Descobrir, foram realizadas buscas focadas em ferramentas e práticas para design e produção de livros e outras publicações digitais, juntamente com análises das soluções existentes em termos de publicação digital. Na segunda etapa, Definir, diferentes ferramentas e práticas têm sido testadas por meio do desenvolvimento de projetos piloto. Por fim, no terceiro momento Entregar, realizar-se-á a triangulação das descobertas reunidas nas fases anteriores para gerar um toolkit já em fase de testes direcionado à inovação no design e na produção de livros e outras publicações digitais.

PROJETOS CONCLUÍDOS

Framebook: um framework para o processo de design de livros digitais

O advento do livro digital trouxe mudanças e desafios que têm afetado a concepção, a produção, a distribuição e até mesmo a finalidade e a cultura associada ao livro. Diante dessas transformações, é preciso reforçar a atenção ao processo de design do livro digital sob uma nova perspectiva, adotando-se um pensamento sistêmico para que se obtenha uma visão clara das especificidades destes artefatos e da complexidade do projeto. Nessa direção, esta pesquisa teve como objetivo geral propor um framework para o processo de design do livro digital, a partir de uma perspectiva sistêmica. Como bases teóricas, utiliza-se o pensamento sistêmico para obter uma visão ampliada das particularidades do livro digital e das mudanças decorrentes no contexto editorial. Esta pesquisa, de enfoque qualitativo, foi classificada como descritiva e propositiva. Na primeira fase do estudo realizou-se uma revisão de literatura, composta pela revisão bibliográfica e sistemática. Posteriormente, foram realizadas entrevistas com profissionais que atuam no desenvolvimento de livros digitais, cujos resultados juntamente com os achados da literatura deram origem, na fase seguinte, a um conjunto de premissas que alicerçaram a construção da primeira versão do framework. Na quarta fase foi realizada a verificação de validade do framework inicial no contexto de um grupo focal composto por designers, cujas contribuições indicaram ajustes e refinamentos para a versão final. O framework proposto nesta tese, nomeado Framebook, tem caráter explicativo, forma diagramática e representa o sistema que influencia o processo de design do livro digital, composto por 13 fatores. Dados os preceitos do pensamento sistêmico, onde as propriedades das partes só podem ser entendidas a partir da organização do todo, os fatores estão inter-relacionados entre si e organizados em três grupos: primários (Conteúdo, Tecnologia e Leitor), secundários (Autor, Outros Agentes, Editor, Gestão do Negócio e Distribuidor) e terciários (Livro Impresso, Direitos Digitais, Livros Digitais Similares e Players Tecnológicos), além de 27 subfatores distribuídos entre estes. A pesquisa também resultou em um quadro complementar ao framework, que traz questionamentos que buscam orientar a ponderação dos fatores e subfatores, auxiliando no interrelacionamento entre os mesmos e nas decisões projetuais. Com base nesses resultados, considera-se que a pesquisa contribui para a percepção da complexidade do processo de design de livros digitais e para o seu planejamento sob uma perspectiva sistêmica.

Acesse  o link: https://framebook.cc/framework

Palavras-chave: Livro digital. Processo de design. Pensamento sistêmico. Framework