Lara Lima Felisberto

PROJETOS

A mídia exterior digital na paisagem urbana contemporânea: implicações e diretrizes para exposição

É cada vez mais frequente a instalação de painéis digitais na paisagem urbana, especialmente em cidades nas quais o controle sobre a mídia exterior é menos restritivo. Cidades nas quais é comum observar a substituição de outdoor convencional por painel digital de grandes dimensões, cuja dinâmica de operação e interferência no entorno são bastante diferentes. Embora essa prática tenha como objetivo aumentar a visibilidade e o alcance das mensagens publicitárias, sua instalação pode gerar interferência na percepção da paisagem e na vida urbana, na segurança do tráfego, evidenciando, assim, a necessidade de investigar as possíveis implicações desta prática. É objetivo geral desta pesquisa: Avaliar a mídia exterior digital instalada na paisagem urbana de Florianópolis e suas implicações São objetivos específicos: i) Identificar no arcabouço teórico, diretrizes para controle da mídia exterior digital na paisagem urbana; ii) Mapear (georreferenciar) a mídia exterior digital na paisagem urbana de Florianópolis; iii) Avaliar a mídia exterior digital instalada na paisagem urbana de Florianópolis, à luz das diretrizes identificadas no arcabouço teórico e da percepção dos sujeitos. Pretende-se, com a pesquisa contribuir com o arcabouço teórico no que tange as diretrizes para controle deste tipo de mídia na paisagem urbana.

Interface entre mídia exterior e paisagem urbana na contemporaneidade

O projeto aborda as relações entre a comunicação visual urbana, especialmente a mídia exterior, e a paisagem das cidades contemporâneas, situando-se na interface entre esses dois campos de pesquisa com o objetivo de oferecer aportes teóricos que possam contribuir com a aprimoramento da qualidade visual das paisagens das cidades. Os produtos da mídia exterior, tenha ela a finalidade de orientar indivíduos ou anunciar uma marca/produto ou serviço fora do estabelecimento comercial, estão presentes de forma ostensiva nas cidades contemporâneas. Com recursos hipermídia, conseguem interagir com o observador em tempo real captando suas informações pessoais. O uso excessivo e desordenado desse tipo de mídia, contribui para a sobrecarga visual de informações e estímulo, o que tem se denominado poluição visual urbana. Assim, o objetivo central desta pesquisa é estudar a relação entre comunicação visual, sobretudo a mídia exterior, e paisagem urbana na contemporaneidade. Os objetivos específicos envolvem: (i)Formar um arcabouço teórico abrangente que possa embasar as pesquisas de campo e o refinamento dos métodos de pesquisa acerca dos parâmetros de controle da mídia exterior na paisagem urbana;(ii)Compreender, através do desenvolvimento de diferentes estudos de caso que atuem na interface entre comunicação visual e paisagem urbana, parâmetros e mecanismos de controle da mídia exterior na paisagem, a forma como são desenvolvidos e como se refletem na produção da paisagem urbana;(iii) Desenvolver diretrizes que contribuam com a elaboração de mecanismos de controle que contribuam com a qualidade visual da paisagem. Este projeto integra o projeto chapéu: “Qualidade visual da paisagem urbana: estudos avaliativos”.

PROJETOS CONCLUÍDOS