Alice Theresinha Cybis Pereira, Profa. Dra
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982); especialização em Habitação pela mesma Universidade (1984); doutorado em Arquitetura; na Faculdade Estudos Arquitetônicos na University of Sheffield tendo sido orientada por Bryan Lawson(1992) e Pós-Doutorado na De Monfort University em Leicester/UK trabalhando com Andrew Huggil (2013). Professora concursada do Depto. de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina (1994-2016). Tornou-se Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina em 2016. A partir de 2017, atua como professora permanente no curso de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina na modalidade Voluntária. As áreas de atuação são Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Recursos Hipermídia de Aprendizagem, CAAD e BIM, Design de Som em interfaces digitais e Educação à Distância. Tem larga experiência em orientação de alunos para estudos avançados tendo contribuído para aproximadamente 63 mestrados e 13 doutorados. Lidera o grupo de pesquisa do CNPq intitulado: Grupo de estudos em ambientes Hipermidias voltado ao processo de ensino e aprendizagem criado em 1997 com a Profa. Vania Ribas Ulbricht. Organizou e presidiu 3 congressos Nacionais (COINFA'98;CONAHPA 2009 e 2011), 2 Internacionais (ICBL 2009; SIGRADI 2015), 3 mostras de Animação (AnimaCatarina 2010, 2012, 2015). Integra o Comitê Executivo Internacional da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital desde 2015. Participa do Conselho Editorial da Revista Estudos em Design (desde 2013).Atuou coordenadora de Design do AVEA do Projeto Letras Libras da UFSC (2005-2015). Coordenou o projeto AVA_AD: Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design (2001-2015). Desde 2013, coordena o projeto TEAR_AD, uma rede que integra várias universidade visando fomentar o uso das tecnologias em estratégias de Ensino e Aprendizagem nas áreas de Arquitetura e Design tendo disponibilizado em 2016 o site oficial: http://tearad.ufsc.br .
Contato:
acybis@gmail.comPROJETOS
Projeto assistido pelas Tecnologias da Informação e Comunicação
PROJETOS CONCLUÍDOS
PUBLICAÇÕES
Publicações dos últimos 5 anos
Artigos completos publicados em periódicos
Batistello, P. ; Pereira, Alice T. Cybis . El aprendizaje basado en competencias y metodologías activas: aplicando la gamificación. ARQUITECTURA Y URBANISMO, v. XV, p. 31-42, 2019.
BATISTELLO, PAULA ; BALZAN, KATIANE LAURA ; PEREIRA, ALICE THERESINHA CYBIS . BIM no ensino das competências em arquitetura e urbanismo: transformação curricular. PARC : PESQUISA EM ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, v. 10, p. e019019-e019019-16, 2019.
PIRES, JANICE DE FREITAS ; PEREIRA, ALICE THERESINHA CYBIS . A estruturação do saber relacionado a geometria complexa e a modelagem paramétrica de estruturas regenerativas na arquitetura. GESTÃO & TECNOLOGIA DE PROJETOS, v. 14, p. 90-110, 2019.
PIRES, JANICE ; CYBIS PEREIRA, ALICE THERESINHA . A estruturação do saber para o reconhecimento das superfícies complexas da obra Disney Concert Hall. DESIGN E TECNOLOGIA, v. 9, p. 29-42, 2019.
MARIANO, PEDRO OSCAR PIZZETTI ; PEREIRA, ALICE THERESINHA CYBIS ; VAZ, CARLOS VERZOLA . Avaliação luminosa de elementos de fachada com características fractais. PARC : PESQUISA EM ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, v. 9, p. 3-18, 2018.
PIRES, J. F. ; Pereira, Alice Therezinha Cybis . El modelado paramétrico de la geometría compleja del Aeropuerto Internacional de Beijing: un estudio de transposición didáctica para arquitectura. REVISTA DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA, v. 30, p. 69-85, 2018.
MÜLBERT, ANA LUISA ; PEREIRA, ALICE THERESINHA CYBIS . Implementação de mídias em dispositivos móveis: um framework de aplicação em grande escala na educação a distância. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN A DISTANCIA, v. 20, p. 233-254, 2017.
CARVALHO, L. R. ; PEREIRA, A. T. C. . ÁUDIO DINÂMICO: O DESIGN DE SOM NOS AMBIENTES INTERATIVOS. ERGODESIGN & HCI, v. 5, p. 180-195, 2017.
PIRES, JANICE DE FREITAS ; PEREIRA, ALICE THERESINHA CYBIS ; GONÇALVES, ALEXANDRE . TAXONOMIAS DE GEOMETRIA DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA AO ENSINO DA MODELAGEM PARAMÉTRICA NA ARQUITETURA. GESTÃO & TECNOLOGIA DE PROJETOS, v. 12, p. 27-45, 2017.
MULBERT, A. L. ; PEREIRA, A. T. C. . A ADOÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO ELETRÔNICO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: MOTIVAÇÕES, DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE CONTORNO. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1, 2016.
1Batistello, P. ; Balzan, K. L. ; Pereira, Alice T. Cybis . Integração no Ensino de Arquitetura e Urbanismo: Experiências com ateliês Verticais. Revista Projetar, v. 1, p. 47-59, 2016.
REGINATO, B. R. ; GONÇALVES, B. S. ; PEREIRA, A. T. C. . Análise de uma interface de landing page a partir dos princípios de usabilidade visual: aplicação de teste A/B. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 20, p. 01-15, 2016.
SANTOS, M. A. S. ; PEREIRA, ALICE THERESINHA CYBIS ; VIEIRA, M. L. H. ; GONCALVES, B. S. . PADRÕES DE DESIGN DE INTERFACE EM JOGOS DIGITAIS PARA SMARTPHONES – SISTEMA ANDROID. Revista SODEBRAS, v. 10, p. 262-267, 2015.
SENS, A. L. ; NOGUEIRA, H. G. ; GONCALVES, B. ; PEREIRA, A. T. C. . Instagram e Vine: Propriedades e potencialidades estéticas das narrativas audiovisuais nos ambientes digitais. Educação Gráfica (UNESP. Bauru), v. 19, p. 97-108, 2015.
BISSOLOTTI, K. ; NOGUEIRA, H. G. ; FIALHO, F. A. P. ; PEREIRA, A. T. C. . Sites geradores de memes: O ócio criativo na internet. Razón y Palabra, v. 92, p. 1-18, 2015.
CARVALHO, L. R. ; PEREIRA, A. T. C. . Design de experiência do usuário e design de som: guia de aplicação do áudio dinâmico. Ergodesign & HCI, v. 2, p. 1-10, 2015.
CARVALHO, L. R. ; PEREIRA, A. T. C. . User Experience Design and Sound Design: Dynamic Audio Application Guide. Ergodesign & HCI, v. 2, p. 1-4, 2015.
ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS
Janice de Freitas Pires. A CONSTITUIÇÃO DE UMA REDE DE CONCEITOS DA GEOMETRIA COMPLEXA DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: DAS TEORIAS A MODELAGEM PARAMÉTRICA DAS SUPERFÍCIES. 2018. Tese (Doutorado em Pos Graduação em Arquitetura) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Alice Theresinha Cybis Pereira.
Luiz Roberto Carvalho. FRAMEWORK PARA A UTILIZAÇÃO DO SOM EM SITUAÇÃO DE PROJETO DE HIPERMÍDIA: GUIA DE APLICAÇÃO DO ÁUDIO DINÂMICO. 2017. Tese (Doutorado em Programa de PósGraduação em Design) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alice Theresinha Cybis Pereira.
Janice de Freitas Pires. Sistematização dos saberes da modelagem paramétrica da geometria complexa recorrente na arquitetura contemporânea como suporte ao ensino de arquitetura. 2015. Tese (Doutorado em Pos Graduação em Arquitetura) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Alice Theresinha Cybis Pereira.
Gilberto Martini de Oliveira. Percepções da Realidade Virtual Não Imersiva e Imersiva de Baixo Custo na Área de Arquitetura e Urbanismo. 2019. Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Arquitetura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alice Theresinha Cybis Pereira.
Pedro Oscar Pizzetti Mariano. PROCESSO DE PROJETO PARAMÉTRICO DE ELEMENTOS DE FACHADA COM CARACTERÍSTICAS DA GEOMETRIA FRACTAL CONSIDERANDO SEU COMPORTAMENTO LUMÍNICO. 2018. Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Arquitetura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alice Theresinha Cybis Pereira.
Hamilton Nogueira. A EXPERIÊNCIA DO ALUNO EM SITES DE REDES SOCIAIS COMO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alice Theresinha Cybis Pereira.
Katielen Bissolotti. Recomendações de elementos gamificados em práticas projetuais para ambientes virtuais de aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alice Theresinha Cybis Pereira.
Marco Aurélio Soares dos Santos. Identificação de Elementos de Interface em Jogos Digitais para Smartphones segundo Fundamentos de Ergonomia, Jogabilidade e Interatividade. 2016. Dissertação (Mestrado em Design e Expressao Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Alice Theresinha Cybis Pereira.

Português do Brasil
