
Alice Theresinha Cybis Pereira, Profa. Dra
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982); especialização em Habitação pela mesma Universidade (1984); doutorado em Arquitetura; na Faculdade Estudos Arquitetônicos na University of Sheffield tendo sido orientada por Bryan Lawson(1992) e Pós-Doutorado na De Monfort University em Leicester/UK trabalhando com Andrew Huggil (2013). Professora concursada do Depto. de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina (1994-2016). Tornou-se Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina em 2016. A partir de 2017, atua como professora permanente no curso de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina na modalidade Voluntária. As áreas de atuação são Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Recursos Hipermídia de Aprendizagem, CAAD e BIM, Design de Som em interfaces digitais e Educação à Distância. Tem larga experiência em orientação de alunos para estudos avançados tendo contribuído para aproximadamente 63 mestrados e 13 doutorados. Lidera o grupo de pesquisa do CNPq intitulado: Grupo de estudos em ambientes Hipermidias voltado ao processo de ensino e aprendizagem criado em 1997 com a Profa. Vania Ribas Ulbricht. Organizou e presidiu 3 congressos Nacionais (COINFA'98;CONAHPA 2009 e 2011), 2 Internacionais (ICBL 2009; SIGRADI 2015), 3 mostras de Animação (AnimaCatarina 2010, 2012, 2015). Integra o Comitê Executivo Internacional da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital desde 2015. Participa do Conselho Editorial da Revista Estudos em Design (desde 2013).Atuou coordenadora de Design do AVEA do Projeto Letras Libras da UFSC (2005-2015). Coordenou o projeto AVA_AD: Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design (2001-2015). Desde 2013, coordena o projeto TEAR_AD, uma rede que integra várias universidade visando fomentar o uso das tecnologias em estratégias de Ensino e Aprendizagem nas áreas de Arquitetura e Design tendo disponibilizado em 2016 o site oficial: http://tearad.ufsc.br .
Contato:
acybis@gmail.comPROJETOS

Projeto assistido pelas Tecnologias da Informação e Comunicação
PROJETOS CONCLUÍDOS
PUBLICAÇÕES
Publicações dos últimos 5 anos
Artigos completos publicados em periódicos
Batistello, P. ; Pereira, Alice T. Cybis . El aprendizaje basado en competencias y metodologías activas: aplicando la gamificación. ARQUITECTURA Y URBANISMO, v. XV, p. 31-42, 2019.
BATISTELLO, PAULA ; BALZAN, KATIANE LAURA ; PEREIRA, ALICE THERESINHA CYBIS . BIM no ensino das competências em arquitetura e urbanismo: transformação curricular. PARC : PESQUISA EM ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, v. 10, p. e019019-e019019-16, 2019.
PIRES, JANICE DE FREITAS ; PEREIRA, ALICE THERESINHA CYBIS . A estruturação do saber relacionado a geometria complexa e a modelagem paramétrica de estruturas regenerativas na arquitetura. GESTÃO & TECNOLOGIA DE PROJETOS, v. 14, p. 90-110, 2019.
PIRES, JANICE ; CYBIS PEREIRA, ALICE THERESINHA . A estruturação do saber para o reconhecimento das superfícies complexas da obra Disney Concert Hall. DESIGN E TECNOLOGIA, v. 9, p. 29-42, 2019.
MARIANO, PEDRO OSCAR PIZZETTI ; PEREIRA, ALICE THERESINHA CYBIS ; VAZ, CARLOS VERZOLA . Avaliação luminosa de elementos de fachada com características fractais. PARC : PESQUISA EM ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, v. 9, p. 3-18, 2018.
PIRES, J. F. ; Pereira, Alice Therezinha Cybis . El modelado paramétrico de la geometría compleja del Aeropuerto Internacional de Beijing: un estudio de transposición didáctica para arquitectura. REVISTA DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA, v. 30, p. 69-85, 2018.
MÜLBERT, ANA LUISA ; PEREIRA, ALICE THERESINHA CYBIS . Implementação de mídias em dispositivos móveis: um framework de aplicação em grande escala na educação a distância. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN A DISTANCIA, v. 20, p. 233-254, 2017.
CARVALHO, L. R. ; PEREIRA, A. T. C. . ÁUDIO DINÂMICO: O DESIGN DE SOM NOS AMBIENTES INTERATIVOS. ERGODESIGN & HCI, v. 5, p. 180-195, 2017.
PIRES, JANICE DE FREITAS ; PEREIRA, ALICE THERESINHA CYBIS ; GONÇALVES, ALEXANDRE . TAXONOMIAS DE GEOMETRIA DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA AO ENSINO DA MODELAGEM PARAMÉTRICA NA ARQUITETURA. GESTÃO & TECNOLOGIA DE PROJETOS, v. 12, p. 27-45, 2017.
MULBERT, A. L. ; PEREIRA, A. T. C. . A ADOÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO ELETRÔNICO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: MOTIVAÇÕES, DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE CONTORNO. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1, 2016.

Batistello, P. ; Balzan, K. L. ; Pereira, Alice T. Cybis . Integração no Ensino de Arquitetura e Urbanismo: Experiências com ateliês Verticais. Revista Projetar, v. 1, p. 47-59, 2016.
REGINATO, B. R. ; GONÇALVES, B. S. ; PEREIRA, A. T. C. . Análise de uma interface de landing page a partir dos princípios de usabilidade visual: aplicação de teste A/B. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 20, p. 01-15, 2016.
SANTOS, M. A. S. ; PEREIRA, ALICE THERESINHA CYBIS ; VIEIRA, M. L. H. ; GONCALVES, B. S. . PADRÕES DE DESIGN DE INTERFACE EM JOGOS DIGITAIS PARA SMARTPHONES – SISTEMA ANDROID. Revista SODEBRAS, v. 10, p. 262-267, 2015.
SENS, A. L. ; NOGUEIRA, H. G. ; GONCALVES, B. ; PEREIRA, A. T. C. . Instagram e Vine: Propriedades e potencialidades estéticas das narrativas audiovisuais nos ambientes digitais. Educação Gráfica (UNESP. Bauru), v. 19, p. 97-108, 2015.
BISSOLOTTI, K. ; NOGUEIRA, H. G. ; FIALHO, F. A. P. ; PEREIRA, A. T. C. . Sites geradores de memes: O ócio criativo na internet. Razón y Palabra, v. 92, p. 1-18, 2015.
CARVALHO, L. R. ; PEREIRA, A. T. C. . Design de experiência do usuário e design de som: guia de aplicação do áudio dinâmico. Ergodesign & HCI, v. 2, p. 1-10, 2015.
CARVALHO, L. R. ; PEREIRA, A. T. C. . User Experience Design and Sound Design: Dynamic Audio Application Guide. Ergodesign & HCI, v. 2, p. 1-4, 2015.
ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS







